-
Arquitetos: Tóth Project Architect Office
- Área: 50 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Tamás Bujnovszky
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sempre é um grande desafio desenhar uma casa na beira do lago, por isso desejávamos criar algo único. A localização em si já é um lugar idílico, pois quando estamos ali, sentimos uma atmosfera especial. É como estar afastado do ruído da cidade e de todo mundo exterior em uma ilha silenciosa.
Nós imaginávamos uma residência como parte orgânica do seu entorno, profundamente entrelaçada nele, composta por formas e materiais simples. De fato, a edificação é uma caixa de fósforos perfurada no seu centro. A simplicidade aparece não somente na forma da obra, mas também na aplicação moderada da gama restringida dos materiais naturais e artificias. O elemento predominante na construção é a madeira, apesar de sua cobertura ser feita de chapas metálicas. A pequena elevação do solo produz um efeito flutuante.
O desenho da planta se caracteriza pela transparência e pequena espessura. Compõem-se de duas unidades principais: uma delas é a sala central e sala de jantar juntamente com um banheiro. A outra é o terraço aberto em duas direções, porém coberto. O espaço central possui uma superfície completa de vidro em direção ao lago; as outras superfícies internas são revestidas com painéis de madeira que ocultam os depósitos e a cozinha. A edificação está protegida do aquecimento por meio de uma persiana externa, e quando em ação, faz com que a residência possua outra aparência, neste caso, o terraço está totalmente protegido mesmo sendo uma área ao ar livre.
O local de meditação junto à chaminé serve também como uma parede barra-vento. A plataforma de entrada, feita em metal cinza, irradia uma especial tranquilidade.